terça-feira, 3 de maio de 2011

DEVEMOS ORAR PELAS AUTORIDADES E ABENÇOÁ-LAS COM NOSSAS PALAVRAS

Por Pastor Joel Pereira de Magalhães 
           
É comum numa cultura distanciada de princípios bíblicos, ouvir-se pessoas ousadamente blasfemarem e xingarem acintosamente pessoas que estão no poder. Confundem o direito de cobrar, de questionar, de reivindicar. Tal comportamento retrata a péssima formação de um povo, que seduzido pela vaidade de mostrar-se, torna amargo o seu relacionamento e vai perdendo também o prestígio e o respeito.
            A Bíblia nos ensina, em Romanos 13:1-6: “Submeta-se cada pessoa às autoridades constituídas; porque não há autoridade que não venha de Deus, e as que, de fato existem foram estabelecidas por Deus. Assim, pois, quem resiste à autoridade opõe-se à ordem estabelecida por Deus e os que a ela se opõem atraem sobre si uma sentença de condenação. Com efeito, os governantes não são para temer quando se pratica o bem, mas quando se pratica o mal. Queres não ter de temer a autoridade? Faze o bem e dela receberás elogios, pois que ela é, para ti, o ministro de Deus em ordem ao bem. Mas, se fazes o mal, tens motivo para temer, pois não é em vão que ela empunha a espada, sendo ministro de Deus, encarregada de castigar quem pratica o mal. Por isso, é necessário, que vos submetais, não só por temor do castigo, mas também por dever de consciência. É também por esse motivo que pagais os impostos, pois eles são funcionários de Deus, assiduamente adidos a essa sua função.” ( Texto extraído da Bíblia de versão católica – Edições Paulinas )
            Quando Deus não quer, ninguém, mesmo sendo eleito pelo povo toma posse, ou permanece no poder. Temos tido exemplos sobejos no Brasil, tanto na área executiva, como na legislativa, bem como na área judiciária. O Universo pertence a Deus e certamente, Deus dá ao povo o governo que o povo merece. Quando o povo ora a Deus, com um coração quebrantado e contrito, para abençoar o seu governo, suas autoridades e a todos os que estão em eminência, Deus ouve a oração; ou melhorando o que precisa ser melhorado, ou retirando os rebeldes que usurpam do poder sem respeito ao Deus Criador! Ninguém ficará impune se agir contra o povo e desrespeitando a vontade de Deus. Da mesma forma que não ficará impune qualquer indivíduo que se levantar vaidosa, injusta e irreverentemente contra aqueles que Deus os constituiu.
            Não devemos confiar nos homens, mas no Deus Poderoso que pode nortear para o bem os homens! Precisamos colocar as autoridades no altar do Senhor; são pessoas, são humanos, têm carências, às vezes maiores do que a de seus liderados. Sofrem vexame, solidão, dores, cansaço e muitas vezes frustrações profundas. As autoridades de um modo geral precisam das orações do povo, todas elas – civis, militares e religiosas. Mas a coisa fica pior quando o indivíduo ataca sem razão uma autoridade religiosa; conseqüências dolorosas e até desastrosas, podem acontecer até na família da pessoa injusta. Precisamos orar e não maldizer, não provocar escândalos e inimizades. A propósito, devo escrever brevemente o meu manifesto de número 10 cujo título é: Não toqueis nos meus ungidos.
            Deus ouve as orações de seus fiéis. Mais uma vez, vamos usar a Bíblia de Edições Paulinas, em II Crônicas 7:13,14; que diz: “Se eu fechar o céu para que não haja chuva, se eu ordenar ao gafanhoto que devaste o país, se enviar a peste contra o meu povo; se meu povo, o qual é portador do meu nome, se humilhar e orar de modo súplice, se buscar a minha face e se converter de seus caminhos maus, eu atenderei do céu, perdoarei seus pecados e sararei seu país.”

Nenhum comentário: